Campanha não financiada
Finalizada em 27/07/2024
Biblioteca da EMEF Migrantes
Biblioteca da EMEF Migrantes
Ajude a nossa biblioteca a recuperar seu acervo que foi arrasado pela enchente ocorrida no mês de maio deste ano!
Biblioteca da EMEF Migrantes
Ajude a nossa biblioteca a recuperar seu acervo que foi arrasado pela enchente ocorrida no mês de maio deste ano!
Meta Flex
R$ 680
arrecadados
2%
da meta 1
9
Benfeitores
Juliana Simas Dalmann
2 criada(s)
-
1 apoiadas
Meta Flex
R$ 680
arrecadados
2%
da meta 1
9
Benfeitores
Juliana Simas Dalmann
2 criada(s)
-
1 apoiadas
Campanha
Faixas de apoio
Metas
Novidades
0
Comentários
Benfeitores

Nossa escola, a EMEF Migrantes, fará 30 anos em agosto de 2024. Uma escola que nasceu muito pequena, no centro da carente comunidade da Vila Dique, em Porto Alegre, próximo ao Aeroporto Salgado Filho. A biblioteca da escola esteve presente desde o nascimento deste espaço educativo. Uma biblioteca sempre pensada para o aluno e toda comunidade, aconchegante e muito participativa de todos os processos educativos na escola. Não é para menos que os alunos que vão embora, depois de formarem-se no 9º ano, vem visitar o espaço com saudoso coração: saudade das contações de histórias, dos momentos de leitura, das conversas em roda, do acesso ao acervo, da vivência que este pequeno espaço sempre procurou proporcionar, seja no horário regular da sua turma, no recreio ou no turno inverso.

Mas, como sabemos, em maio deste ano, uma catastrófica enchete assolou grande parte dos municípios do nosso estado, bem como muitos bairros na capital, sendo o nosso de forma extremamente severa. Nossa escola foi invadida pelas águas, ficando aproximadamente 2 metros submersa por vários dias. Muitos materiais se perderam, muita história foi levada pela correnteza que se formou e quase que a totalidade do acervo que, por muitos anos, foi pensado e composto, foi perdido. Acervo este que carrega o desejo de ver cada um que frequenta aquele espaço desenvolver não apenas o gosto pela leitura, mas socialização e afetividade. Cada livro era cuidado e entregue a quem mais dirigimos nossa atenção: os alunos. Desde os menores da Educação infantil, com cerca de 4 anos, até os maiores, do 9º ano. E para os professores, funcionários, comunidade. Sempre pensado em oferecer literatura de qualidade, de escritores nacionais e internacionais.

Nosso coração quebrou. Choramos, e ainda estamos passando por esse luto. Feridos, mas não acabados. Nossa esperança, nossos sonhos, nossos desejos não foram levados, mas permanecem firmes, na certeza de que vamos nos erguer novamente.

A Biblioteca possui grande importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Por isso estamos iniciando essa campanha para que a biblioteca "Pequenos Leitores, Grandes Pensadores", da EMEF Migrantes, possa ser reerguida, tendo novamente um acervo pensado com muito carinho e preparado para voltar a oferecer a toda comunidade escolar livros escolhidos e qualificados, que colaboram com o crescimento cognitivo nos nossos alunos, bem como instrumentos de grande importância na aprendizagem da leitura crítica e fluente, desenvolvendo várias habilidades, alem de voltar a proporcionar um ambiente aconchegante.

Os valores arrecadados serão utilizados na compra de livros variados, desde literaturas até livros para consulta e pesquisa, mas especialmente livros Infantis, que perdemos totalmente. Também, para recompor materiais utilizados nas contações de histórias, bem como para recompor o espaço pedagógico com tapete e almofadas, utilizados nos momentos de leitura e hora do conto.

A responsável por essa campanha é a professora Juliana Dalmann (matrícula 488231), que atua na Biblioteca da Escola já há alguns anos e está comprometida, juntamente com a equipe diretiva e o grupo de professores, em recompor este espaço para, tão logo possível, oferecer a toda comunidade o que deseja oferecer: leitura de qualidade.

Nossa biblioteca possui um Instagram: @biblio_da_migrantes

Há também o Instagram da Escola: @emefmigrantes

Email da professora responsável: julianadalmann@gmail.com