Movimento CRIA |

Mais do que uma forma de se levantar recursos, o financiamento coletivo tem se tornado uma ferramenta poderosa de resistência social e cultural. Através da mobilização de milhares de pessoas, acompanhamos histórias de projetos que lutaram contra a censura, apoiaram a cultura e movimentos sociais. Projetos que aconteceram e ganharam força através do apoio do coletivo, apoio de milhares de pessoas que mostraram que, juntos, somos resistência.

Mais de 04 milhões arrecadados,
de forma coletiva, para projetos de resistência

CASA 1

O centro cultural e de acolhimento de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros garantiu o seu primeiro ano de aluguel através do apoio de mais de mil pessoas e, atualmente, mantém parte dos seus custos mensais em sua campanha Recorrente, que conta com o apoio de mais de 2 mil assinantes.

QUEERMUSEU

A exposição Queermuseu, após uma interrupção baseada em mentiras e falsas informações, foi reaberta através da mobilização de mais de 1.600 pessoas, sendo a primeira campanha de crowdfunding no Brasil a ultrapassar um milhão de reais. A reabertura da exposição signicava a reparação em parte o dano causado ao patrimônio cultural e artístico brasileiro, ocasionado pelo seu fechamento precoce e autoritário e o processo difamatório associado. A reabertura da exposição é também um ato político contra a censura e em favor da liberdade de expressão e de escolha.

MUSEU NACIONAL VIVE

Após o incêndio que destruiu parte do acervo, o Museu Nacional permaneceu muito atuante com excelência nas áreas de pesquisa e ensino de pós-graduação, que não foram interrompidas. A Universidade e o Museu abriram diversos grupos de trabalho para o salvamento de material, restauração dos espaços e retorno da instituição à plenitude de sua atuação. E, a partir do apoio de quase mil pessoas, resistiram e retomaram a sua atuação com as escolas.

MARCHA DAS MAGARIDAS

A Marcha das Margaridas é um movimento regado de luta. Desde o ano 2000, a cada quatro anos, trabalhadoras do campo e da floresta, de todos os cantos do país, se reúnem e caminham juntas, rumo à Brasília, para defender seus direitos.

A 6ª edição da Marcha floresceu através da força do Coletivo. A campanha arrecadou mais de R$ 130 mil para financiar o deslocamento das mulheres participantes, com o apoio de 1120 pessoas.