Campanha não financiada
Finalizada em 30/09/2020
Livro - O penta ficou para depois
Lançamento do livro - O penta ficou para depois: Cultura, identidades e mídias brasileiras na Copa do Mundo de 1998
Livro - O penta ficou para depois
Lançamento do livro - O penta ficou para depois: Cultura, identidades e mídias brasileiras na Copa do Mundo de 1998
Meta Tudo ou nada
R$ 7.005
arrecadados
70%
da meta 2
121
Benfeitores
Iugh Mattar
Iugh Mattar
1 criada(s)
-
1 apoiadas
Meta Tudo ou nada
R$ 7.005
arrecadados
70%
da meta 2
121
Benfeitores
Iugh Mattar
Iugh Mattar
1 criada(s)
-
1 apoiadas
Campanha
Recompensas
Metas
Novidades
0
Comentários
Benfeitores

Apoie o primeiro livro de Iugh Mattar (@iugh_mattar),  que faz um analise da Copa do Mundo de 1998 como um evento de inter-relações culturais globais, midiáticas, econômicas e políticas. Além de analisar a sociedade brasileira, por meio da trajetória da seleção e fazer uma investigação na compreensão da tragédia shakespeariana do mistério da convulsão do Ronaldo na derrota do Brasil na final por 3 a 0 para a França, que resultou em uma CPI no congresso brasileiro. 

SOBRE O LIVRO

Nenhuma descrição disponível.

A Copa do Mundo de Futebol de 1998 foi a edição chave na história da competição ao ser um evento esportivo midiático de massa com estreia da internet em mundiais, inserindo o torneio em um processo de globalização e de expansão do mercado econômico no futebol. Ao mesmo tempo essa competição teve um dos maiores enigmas da história do futebol brasileiro, a convulsão do Ronaldo na final contra a França. O livro escrito por Iugh Mattar - fruto de uma dissertação de mestrado em História na UNIRIO sob orientação do historiador Daniel Ferreira - elabora em um primeiro tempo, um traçado de narrativas midiáticas que constrói o torneio como um repositório de negócios, de interrelações culturais globais, econômicas e políticas, de guerra, de rituais e de paz entre os atores sociais. Em um segundo tempo, a narrativa se desenvolve colocando em jogo as identidades brasileiras inseridas na disputa do que significa ser brasileiro, elaboradas pelos atores da imprensa ao longo da reconstituição da preparação da seleção brasileira que antecedeu o torneio e dos jogos do Brasil em cada etapa da competição até chegar à final. Na prorrogação, entendemos melhor o enigma da última partida que resultou em um processo tribunal midiático instaurado, o qual o herói Ronaldo e a Nike vista na caricatura “multinacional imperialista” foram os personagens principais postos no tribunal da história. 

REFERÊNCIA

O livro recebeu por parte do autor do prefácio, Bernardo Buarque de Hollanda, professor da Escola de Ciências Sociais/ FGV CPDOC , o seguinte comentário: "Iugh Mattar é especialmente feliz no momento mais importante de seu livro, ao conduzir os meandros de elucidação para entender o maior enigma da derrota brasileira na final contra França, que é a debacle do seu ídolo-mor, Ronaldo Fenômeno. Para tal, abdica de emitir juízos de valor ou de querer expiar a culpa de quem quer que seja. Em contrapartida, concentra-se em mostrar os mecanismos que estruturam as bases condenatórias desse tribunal da história – aciona aqui o conceito de hipertribunalização, do filósofo Odo Marquard (1928-2015) –, montado pela volúpia midiática e voltado ora para incriminar ora para absolver determinados atores esportivos, numa leitura crítica brilhante".

 

SOBRE O AUTOR




Iugh Mattar tem 27 anos e é historiador graduado e mestre em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Criador do projeto chamado Futebol Coruja, onde atua pelas redes sociais do Instagram e Youtube utilizando o futebol como um instrumento cultural, pedagógico e de informação histórica. Acredita que a educação é uma caminho de transformação da vida e o futebol pode ser a estrada mais lúdica e leve para levar e produzir conhecimento sobre as culturas e histórias das sociedades. 


SUA COLABORAÇÃO

Trata-se de uma “edição do autor”, realizada de forma independente de qualquer companhia editora, correndo atrás por contra própria para realizar os processos editoriais, ilustração de capa, gráfica, marketing e distribuição. 

Agora que o livro está pronto, é tempo de publicá-lo e para isso, lhe convido para bater esse pênalti e marcar o gol da conquista da Copa do Mundo comigo fazendo parte do projeto, por meio dessa campanha de financiamento coletivo. 

E olha que legal! Você pode colaborar com quanto quiser, receber as recompensar, pode divulgar para seus amigos e fazer parte como coparticipante desse projeto. 

Este financiamento coletivo é tudo ou nada! Precisamos alcançar a meta para o livro acontecer. Caso isso não aconteça, todo o dinheiro será devolvido para os apoiadores. 

Venha fazer parte da nossa rede! Apoie e compartilhe o link do financiamento! 

AS RECOMPENSAS

A principal recompensa será o livro com dedicatória especial a você pelo autor, entregue na sua casa. 

As outras recompensas são:

  • Seu nome nos agradecimentos de apoiadores no story do destaque do Instragram do Futebol Coruja.

  • Marca página de livro personalizado com o tema do livro de um lado e no do outro lado tendo como tema o projeto do futebolcoruja com uma frase inspiradora de futebol.

  • Uma nova edição da camisa do futebolcoruja.



     

    * O frete está incluso no valor da recompensa para todo o Brasil.

    ** Previsão de entrega do livro e todas as recompensas: fim de outubro / ínicio de Novembro de 2020 (até um mês e meio após o fim do financiamento coletivo).

 

ME ACOMPANHE

https://www.youtube.com/channel/UCHK2iYqv3HVvpLjwnnjG4oA/featured?view_as=subscriber

www.instagram.com/futebolcoruja

www.instagram.com/iugh_mattar

https://www.facebook.com/futebolcoruja

 

 

 


Recompensas oferecidas
Como essa campanha já foi finalizada, as recompensas não estão mais disponíveis.